domingo, 14 de março de 2010

VOCÊ COMPRARIA UM CARRO BRANCO?


De uns tempos pra cá, tenho percebido um aumento no número de carros de cor branca. Não, não estou falando dos populares. Me refiro principalmente aos importados, esportivos ou carros de alto luxo, rodando pelas ruas.É uma cor bastante apreciada pelos Xeiques árabes acostumados a dirigir superesportivos, carrões de luxos, e utilitários esportivos pintados na cor branca, o que combina muito com o clima desértico de cidades como Dubai ou Bahrein.
Nos modelos de luxo, a cor pode até custar mais caro, devido a um processo especial de camadas de tinta que podem chegar a sete demãos!!! Talvez aí o interesse pela cor – o processo mais caro torna o carro ainda mais exclusivo.


No Brasil, carro branco em sua maioria ou é carro de frota ou é táxi. Há também aquele comprador de carro popular que opta pela cor no intuito de economizar alguns trocados. Além do estigma de carro de frotista, o carro branco tem fama de ser mal negócio na hora da revenda, que suja com facilidade e que mostrar riscos na pintura.


O branco faz parte dos extremos da escala de cores. Na outra extremidade está o preto, ou a ausência total de cores. Quando parados sob o sol a diferença de temperatura do habitáculo pode chegar a até 10 graus !!!! Isso mesmo, a principal vantagem desse tom é a capacidade de refletir a luz, reduzindo o calor no interior do carro. Outra vantagem é tornar-se visível à noite, perdendo apenas, nesse quesito, para o amarelo.

O pigmento responsável pela percepção da cor branca é o dióxido de titânio. Esse pigmento é utilizado como corante na industria. Praticamente tudo que é produzido na cor branca leva o dióxido de tiânio como pigmento – tintas, papel, plásticos e até comida !!!

Na cultura ocidental, a cor branca sempre esteve associada à Paz, a ordem a limpeza.....Já no oriente, algumas culturas relacionam o branco a tristeza, e até o luto. No Brasil, as pessoas que compram carros brancos são interpretados como espirituais, com grande tendência à limpeza, pacíficas e por vezes monótonas.

Mas uma coisa é certa. Gostando ou não de carros brancos, o carrão na imagem acima está demais !!!

Até o próximo Post

Alexandre

COMO FUNCIONA UMA BATERIA?




Um dos principais componentes do sistema elétrico de qualquer veículo, a Bateria é muitas vezes renegada ao segundo plano, e apenas nos lembramos dela quando ficamos na mão. Mas para que você faça as pazes com esse importante componente vamos ajuda-lo a entender melhor como funciona uma bateria, e o que fazer para aumentar sua vida útil.

A primeira dúvida que cerca a bateria é a respeito de sua classificação. Uma Bateria pode ser considerada autopeça? Eu diria que não, pois uma bateria está sujeita a reações químicas e, portanto, deve ser tratada com os cuidados que um elemento químico exige.

Vou explicar melhor. Uma bateria é, por definição, um acumulador de energia química e não de energia elétrica. Apenas quando ligada a um circuito é que fornece a corrente elétrica necessária ao sistema do veículo. Mas isso não acontece por acaso. Há um principio químico por trás disso.

Esse princípio define que quando dois metais distintos encontram-se em um meio ácido ocorrerá troca de elétrons, pois um cederá elétrons enquanto outro receberá, gerando a corrente elétrica. E uma bateria nada mais é que a aplicação prática desse princípio.

Uma bateria automotiva é composta por uma caixa plástica, preenchida com uma solução ácida, na qual se encontram imersas placas de metais distintos. Esses metais são o chumbo, que formam as placas positivas, e o peróxido de chumbo, que são as placas negativas. Externamente a bateria possui dois contatos, um positivo e um negativo, que estão ligados as suas respectivas placas.

Esse conjunto de placas é armazenado em células, que são divisões internas da bateria. Totalizando seis, essas células são responsáveis por produzir aproximadamente 2 volts cada. Se somarmos cada uma das células teremos 12 volts que é a tensão nominal da Bateria.

Interessante, não? Agora que você já tem uma visão de como funciona a Bateria, podermos explicar como elas são classificadas.

Até o próximo Post.

Alexandre