sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – NÍVEL DE ÓLEO


Por diversas vezes presenciei motoristas cuidadosos, que verificam semanalmente o nível do óleo, pressão dos pneus e nível da água do radiador, procurando manter o veículo em condições de uso. Uma iniciativa com certeza louvável.

Mas tenho percebido também, que durante a verificação, alguns motoristas fazem questão de manter o óleo do motor sempre no nível máximo. O importante, na verdade, é que o nível esteja compreendido entre a marcação de máximo e o mínimo, pois o óleo ao aquecer, expande, aumentando consideravelmente de volume. Caso o nível esteja muito elevado, o aumento de volume pode resultar no aumento do consumo de óleo.

Por isso, atenção na hora de trocar o óleo. A indicação de mínimo e máximo está gravada na vareta de óleo do motor. Essa medição deve ser feita sempre com o motor frio, retirando a vareta e limpando sua extremidade. Ao introduzir novamente a vareta no motor, sua extremidade entrará em contato com o óleo acumulado no cárter. A viscosidade do óleo garante que se forme uma película sobre a vareta permitindo a leitura do nível.

Algumas varetas não possuem indicação de máximo e mínimo, mas sim, uma pequena superfície estriada na extremidade. A indicação de máximo representa exatamente o comprimento dessa parte estriada.

Medir o nível do óleo com o motor quente não é recomendado, pois irá apresentar uma falsa indicação do nível. Com o óleo está aquecido, o nível se eleva indicando uma quantidade maior de óleo.

Até o próximo Post.

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • Mantenha o nível do óleo entre a indicação de máximo e mínimo.
  • Verifique o nível do óleo sempre com o motor frio.
  • Verifique o nível do óleo, ao menos, duas vezes ao mês.

12 comentários:

Gama disse...

É realmente impressionante a total e mais absurda ignorância de praticamente todas as concessionárias e oficinas. Depois reclamam que carros flex consomem demais. De 2004 pra cá os carros da GM saem da montadora com o excelente óleo 5W30 Energy, mais conhecido por Ac Delco. Sempre nas trocas, ferram os motores com os 20W50... Assim não dá!!!!

Anônimo disse...

AMIGO LEITORES! FIZ A MAIOR BURRADA. QUERENDO ECONOMIZAR QUASE FUNDI O MELHOR QUASE FUDI O MOTOR DO MEU FOX 2007, ONDE TRABALHO TEM UM ÓLEO 15W40 PARA ÔNIBUS E CAMINHÕES A DIESEL SEGUINDO A RECOMENDAÇÃO D UM MECANICO ULTRAPASSADO AQUELE Q NÃO C ATUALIZOU ACABEI COLOCANDO O TAL ÓLEO RODEI 70 KM O CARROU (FERVEU)AQUECEU IMEDIATAMENTE LEVEI O CARRO PARA OFICINA COLOQUEI ÓLEO ORIGINAL E O CARRO VOLTOU AO NORMAL. POR ISSO FICA AQUI UM ALERTA SEMPRE FAZER O QUE O FABRICANTE RECOMENDA. O BARATO PODE SAÍ CARO.

Anônimo disse...

Amigos Leitores! Óleo de motor não recomendado pelo fabricante pode fazer com que seu carro aqueça (ferva)por isso coloque sempre óleo ORIGINAL siga sempre a recomendação do fabricante do veículo.Confira tire suas dúvidas no manual do veículo,quase bati(quebrei) o motor do meu FOX por não obedecer as especificações do ÓLEO DO MOTOR. MUITA GENTE DEIXA D COLOCAR ÓLEO ORIGINAL SINTÉTICO OU SEMI-SINTÉTICO POR SER MAIS CARO.+MUITO CUIDADO O BARATO PODE SAIR CARO E BOTA CARO NISSO,POR ISSO NÃO ESQUEÇA CUMPRA AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO VEÍCULO.

dodo disse...

Com 30.000km rodados no meu fox 08, um mecanico desinformado fez a troca de óleo + filtro e acabou colocando 4 litros de óleo no cárter ao invés de 3.3 , como manda o manual. Devo retirar óleo do cárter ou posso rodar assim mesmo?
Desde já obrigado.

Anônimo disse...

Tenho uma Pajero Sport HPE 2007 GASOLINA V6, ao trocar de óleo em um posto o funcionario colocou 5,3 litros de óleo ao inves de 4,5 litros conforme o manual. O quanto posso andar com o carro para qu não prejudique o motor e seus componentes?

Alexandre Costa disse...

O nível máximo do óleo deve ser rigorosamente respeitado, pois o óleo adicional aumenta a pressão interna do cárter, empurrando óleo líquido para o interior da câmara de combustão, carbonizando o motor e obstruindo os anéis de segmento do pistão.

Caso seja colocado óleo acima do nível o óleo deve ser removido imediatamente pelo bujão do carter.

Alexandre

Anônimo disse...

TENHO UM FIESTA 2009 QUE ESTA AGORA COM 10.000 KM. O CARRO ESTA FUNCIONANDO E PUXANDO NORMAL NÃO NOTEI NADA DE DIFERENTE, MAS TENHO NOTADO QUE O OLEO DO MOTOR PARECE ESTAR SUBINDO O NÍVEL NA VARETA.É NORMAL? PODE TER HAVIDO UMA QUEBRA DE ANÉIS E ESTAR PASSANDO GASOLINA PRO OLEO? MAS COM ESSA KILOMETRAGEM? SERA POSSIVEL? DESDE JÁ AGRADECO.

Anônimo disse...

Amigos,quem gosta de usar lubrificantes auto BP Castrol Ford Galp Mobil a muito bons preços,consultem ruipereira_lubrificantes@hotmail.com ou através do 961744754. Envia lubrificantes para todo Portugal

Anônimo disse...

Qual óleo devo usar no celta 2009 motor vhc com 78 mil km desde ja obrigado

Anônimo disse...

MEU CARRO FOX 2006 1.0 ESTÁ BAIXANDO O ÓLEO DO MOTOR SEMANALMENTE BAIXA UM DEDO DE ÓLEO MAS NÃO ESTÁ FUMANDO NEM COM VAZAMENTOS, QUE MISTÉRIO SERÁ? O ANTI CHAMA ESTÁ ENTOPIDO POIS SOPREI E NÃO PASSA AR, ABRAÇOS lUIS

Anônimo disse...

MEU CARRO FOX 2006 1.0 ESTÁ BAIXANDO O ÓLEO DO MOTOR SEMANALMENTE BAIXA UM DEDO DE ÓLEO MAS NÃO ESTÁ FUMANDO NEM COM VAZAMENTOS, QUE MISTÉRIO SERÁ? O ANTI CHAMA ESTÁ ENTOPIDO POIS SOPREI E NÃO PASSA AR, ABRAÇOS lUIS
MEU EMAIL É serigrafia@oi.com.br
10 de abril de 2014 21:20

Anônimo disse...

Gostaria de saber o óleo correto para ser utilizado na Pajero Sport V6 motor 3.5 Flex 2010? Não dispnho do manual e um fretista recomendou o Castrol 5w40 magnatec profissional sintético. ~Eisto mesmo?