terça-feira, 7 de outubro de 2008

TUDO SOBRE ÓLEO DO MOTOR – PERÍODO DE TROCA


Na década de 70 e 80 os manuais de uso e manutenção dos veículos alertava para a primeira troca de óleo, com 1.000 Km e as demais a cada 3000 a 5.000 Km. Com o passar do tempo, o desenvolvimento dos motores exigiu lubrificantes mais avançados. Vimos o período de troca se expandir até 20.000 Km no final da década de 90. Então, porque hoje em dia devemos nos preocupar tanto com o período de troca de óleo?

Explico. O problema não está na qualidade do óleo, mais sim nas condições ao qual está exposto. Temperaturas elevadas, qualidade do combustível e trânsito intenso são fatores que aceleram a degradação do óleo.

O óleo lubrificante tem a função básica de reduzir o atrito entre os componentes internos do motor, formando uma fina película que adere às superfícies das peças, reduzindo o desgaste. O filme lubrificante possui características detergentes e anti-espumantes que com o passar do tempo perdem seus efeitos exigindo a troca do óleo.

As montadoras estimam hoje um período de troca que varia entre 10.000 a 15.000 Km, em média. Mas, como a função principal desse Blog é esclarecer temas sobre a manutenção do seu carro recomendamos reduzir pela metade o período de troca do óleo do motor, substituindo sempre o filtro.

É que longos períodos em marcha lenta no trânsito urbano acelera a degradação o óleo, pois nessas condições o excesso de combustível injetado no motor se acumula no lubrificante. Somado a isso, está o aumento da temperatura provocado pela deficiência de ventilação.

É importante lembrar que a troca de óleo depende não apenas da condição de uso do veículo, mas também do tipo de motor. È isso que veremos nos próximos Posts.

Até o próximo Post

Alexandre

Dicas AutoServiço

  • Se utiliza o carro na cidade substitua o óleo a cada 5.000Km ou 6 meses.
  • Utilizar o carro em estradas estende o período de troca de óleo.
  • Sempre trocar o filtro de óleo junto com o lubrificante.

5 comentários:

Anônimo disse...

Otima e oportuna materia sobre um assunto polemico atualmente no mundo dos motores a combustão interna ! Como eng.mecanico automotivo não concordo com as afirmações dos fabricantes de automoveis atuais dizendo de oleos de motor que aguentam esperar 10000 a 20000 kms para a troca ! Isso é apenas um truque de marketing das fabricas para mostrarem que seus motores estão quase que totalmente isentos de preocupações com manutenções frequentes. Pois eu afirmo com autoridade que o uso geral que se faz atualmente com os automoveis, ou seja no transito das nossas cidades, é a pior condição possivel de uso do motor e consequentemente o oleo é submetido a uma condição super severa de trabalho ou seja:temperaturas baixas demais nos curtos trajetos de 6 kms ou menos ou elevadas demais quando se fica horas nos congestionamentos com o motor quase em marcha lenta e sem nenhuma refrigeração natural. Então a vida util de todas as propriedades protetoras dos lubrificantes se reduz drasticamente e a partir dai, se o oleo e o respectivo filtro não forem trocados em um prazo de 3000 kms ou 3 meses o que primeiro ocorrer, os motores que terão sua durabilidade comprometida seriamente e apresentarão fumaça azulada, resultante de queima excessiva de oleo nos sistemas de descarga e esse processo é irreversivel, ou seja , depois de iniciado não tem mais volta, só um novo motor e começa-se tudo de novo !

parrella disse...

muito bom o comentario de um especialista.Sempre soube que o periodo de troca de oleo era de 10.000 a 20.000 kms, mas ao mudar de mecânico, ele me pediu que trocasse o oleo de 6 em 6 meses(moro em cidade do interior e quase não viajo),e eu apesar de seguir a orientação, achei exagerado o periodo curto. Mas apos a sua exxxplicação entendo o porque. Obrigada.

Anônimo disse...

Precisamos de ciência para saber mais sobre a ação térmica de degradação dos óleos lubrificantes. Conhecer profundamente sua composição e aditivos como antidesgaste, antioxidante e detergente/dispersante, reserva alcalina, inibidores de ferrugem e de espuma e aumentador de índice de viscosidade e suas classificações quanto a API e a SAE.
O óleo lubrificante automotivo aumenta a vida útil do motor, por ser agente de extrema importância na redução de elementos de desgaste e contaminação. Precisa ser avaliadas sua degradação térmica e perda de compostos de baixo peso molecular determinada por ensaios termogravimétricos no estado não degradado (óleo virgem) e degradado (óleo usado) em função da quilometragem de uso.
Precisamos conhecer o momento certo da troca do óleo lubrificante através de métodos que garanta a informação da perda de suas propriedades. Precisa ser conhecida e comparada a estabilidade térmica e a temperatura inicial de degradação dos óleos lubrificante automotivos. E incentivarmos o desenvolvimento de produtos com maior vida útil, o que tende a reduzir o volume de óleos usados descartados.
Além disso, a queima indevida, sem respeitar os limites de emissões exigidos pelos órgãos ambientais, lança na atmosfera óxidos e gases tóxicos. Chega de posições subjetivos, baseadas apenas no tempo, na quilometragem e trafego. E a péssima metáfora com o sangue, até mesmo porque não trocamos o sangue, até podemos completarmos em situações de acidente mas jamais trocá-lo. Forçando uma falsa idéia de manutenção preventiva tanto do óleo como do filtro que deve ser definida pela capacidade de filtrar e não de sujar, também comparada erroneamente com tomar banho sem trocar a roupa.
Quero saber quando trocar o óleo lubrificante como sei quando preciso colocar combustível, a rotação máxima do motor, velocidade, temperatura, substituição dos pneus e bateria e etc...

Anônimo disse...

Gratificante quando acessamos uma página da internet e lemos comentários que nos ajudam a tirar dúvidas sobre vários assuntos.
Parabéns a vocês.
Infelizmente ainda vemos na internet um bando de idiotas, que na maioria das vezes nem escrever sabem, e querem comentar o que não tem que ser comentado.

robson lima disse...

bacana tô tentando elabora um trabalho de TCC nesse tema me ajuda nessa gostaria de vê mais posts com esse tema valew...!